sexta-feira, 9 de abril de 2010


ABRAÇOS
Texto de Aluisio Cavalcante Jr.


De todos os gestos que justificam a nossa humanidade,

Um dos que mais gosto é o abraço.

Talvez porque lembre afeto de pai e carinho de mãe,

Que com seus abraços nos protegem dos perigos da vida.

Talvez porque lembre à pessoa amada,

Que nos dias calmos,

Com seu abraço nos leva as estrelas,

E nos dias não tão calmos,

Com seu abraço impede que nos percamos de nós.

Talvez porque lembre amigos,

Que com o abraço da amizade, traz aos nossos olhos

As cores da vida com os seus mais intensos matizes.


Mas há um tipo de abraço que considero especial.

Neste abraço as mãos protegem e ajudam a construir um sonho.

É neste abraço que os passos rápidos se juntam aos passos lentos

Para juntos construírem um caminho para chegar a um objetivo,

Capaz de transformar a vida e justificar um ideal.

Deste abraço nascem sentimentos de união e solidariedade.

Nascem alegrias vindas da certeza

De sentir a presença do outro ao nosso lado.

Assim quando juntos abraçamos um sonho,

Transformamos o EU sozinho em um NÓS multidão,

E construímos com um abraço que inspira a confiança,

O que de mais forte pode existir na vida:

A essência do que chamamos parceria, cumplicidade e equipe.






________________________________________________________





A INSPIRAÇÃO DO TEXTO






Escolas são espaços de sonhos coletivos.

Quando todos abraçam um sonho e trabalham juntos

O que era idéia se transforma em realidade.








Este texto é dedicado a duas pessoas especiais:

Aldênio e Karine .

Amigos que na força de um abraço de amizade,

inspiram palavras em meu coração.











36 comentários:

  1. Meu querido Aluízio, gostaria de ter escrito esse texto, ele expressa meus pensamentos, adoro abraçar as pessoas que amo, e acredito muito na força que tem um abraço sincero. Obrigada pela visita, amei seu comentário e sou fã desse espaço maravilhoso. Vc é um grande escritor/poeta. Parabéns! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Amigo
    Para mim um abraço vale por mil palavras...adorei o poema.
    Obrigada pelo carinho.
    Deixo um beijinho e o meu abraço.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo meu,

    Hoje prefiro trocar as minhas palavras pela letra de uma linda musica de um cantor Português deixo o link para voce escutar e vêr.Desejo que goste.
    O seu texto é fabuloso!

    http://www.youtube.com/watch?v=kPwOMoRG5HA

    "Dá-me um abraço que seja forte
    E me conforte a cada canto
    Não digas nada que o nada é tanto
    E eu não me importo
    .. ..
    Dá-me um abraço fica por perto
    Neste aperto tão pouco espaço
    Não quero mais nada, só o silêncio
    Do teu abraço
    .. ..
    Já me perdi sem rumo certo
    Já me venci pelo cansaço
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    .. ..
    Dá-me um abraço que me desperte
    E me aperte sem me apertar
    Que eu já estou perto abre os teus braços
    Quando eu chegar
    .. ..
    É nesse abraço que eu descanso
    Esse espaço que me sossega
    E quando possas dá-me outro abraço
    Só um não chega
    .. .
    Já me perdi sem rumo certo
    Já me venci pelo cansaço
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    .. ..
    Já me perdi sem rumo certo
    Já me venci pelo cansaço
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    .. ..
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    Dá-me um abraço que seja forte
    E me conforte a cada canto
    Não digas nada que o nada é tanto
    E eu não me importo
    .. ..
    Dá-me um abraço fica por perto
    Neste aperto tão pouco espaço
    Não quero mais nada, só o silêncio
    Do teu abraço
    .. ..
    Já me perdi sem rumo certo
    Já me venci pelo cansaço
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    .. ..
    Dá-me um abraço que me desperte
    E me aperte sem me apertar
    Que eu já estou perto abre os teus braços
    Quando eu chegar
    .. ..
    É nesse abraço que eu descanso
    Esse espaço que me sossega
    E quando possas dá-me outro abraço
    Só um não chega
    .. ..
    Já me perdi sem rumo certo
    Já me venci pelo cansaço
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    .. ..
    Já me perdi sem rumo certo
    Já me venci pelo cansaço
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço
    .. ..
    E estando longe, estive tão perto
    Do teu abraço

    Um bjinho cheio de luar

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Como é bom rever os amigos e matar a saudade..
    Não há nada que pague este momento..
    Agradeço carinhosamente o seu carinho em me visitar. Hoje vou conseguir postar e visitar os meus amigos. Estou com muita saudades.
    Só terei os finais de semana para fazer isso. Mas prometo sempre estar por aqui..Peço desculpa pela minha ausencia. Mas, mas muitas vezes precisamos nos afastar em função do trabalho. Falta o tempo. ele voa..Não espera. Mas, você que mora no meu coração, será sempre lembrado...
    Amo vc. Amo a sua companhia.
    Meus blogs amam a sua presença. Fico muito feliz por que vem.. Deixá sempre comigo, o seu amor e carinho Planta flores e semeia carinho.
    Muito obrigada. VERDADEIROS AMIGOS..CONQUISTAMOS..AMAMOS..LEMBRAMOS E SENTIMOS SAUDADES!!!
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso poeta...
    Tens uma alma generosa.
    Parabéns pela postagem,tuas palavras embriagam a mim num leveza q ñ tem fim.
    Um beijo grande amado.
    Me perdoe pelo atraso mas ando numa correria sem fim,Educando amado rs.
    beijokas.

    ResponderExcluir
  6. Sinta-se abraçado, amigo! Bem apertado!
    Bjkas e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. O abraço preenche espaços vazios na nossa vida , e mesmo depois de desfeito os benefícios perduram .

    Belo texto .
    Um forte abraço,
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Olá Aluisio
    Um abraço apertado que nos transmite toda energia positiva, é muito de bom de dar e receber.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso ese texto,Aluisio! Como é válido um abraço daqueles que unen os corações e não somente os braços,não? abração,lindo fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do abraço. Do abraço sem tapas nas costas. Do abraço que envolve o corpo. E se abraça a alma melhor ainda.

    E esse tipo de abraço, que abraça boas causas, sonhos transformardores de seres humanos, esses são magnifícos.

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Abraços,

    Lembrei das atitudes diferenciadas do meu filho de 7 anos. Chegando na escola todos os dias, distribuindo abraços, mas não é um abraço qualquer, é um abraço gostoso...
    Para todos os funcionários da escola, professores, coordenadora...
    Ele adora a escola, e talvez essa seja a razão de distribuir tantos abraços, porque ele descobrir na sua alma, que a escola só funciona, quando todos abraçamos os mesmos objetivos...

    E um grande abraço e uma excelente semana.
    Marise.

    ResponderExcluir
  12. Aluísio!

    Abraço é recomendável, sempre!! Uma delícia abraçar um amigo querido, gostoso abraçar uma criança, e mais que isso, é divino abraçar um filho.

    Seu texto apaixonou, e amei aquela bela e simbólica imagem da flor...uma graça.

    Um abraço efusivo no colega que acredita como eu no futuro (quase presente) da nossa Educação!
    Paz pra você, e obrigada pelas visitas.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Aluisio!

    Obrigada pelas visitinhas sempre tão simpáticas!

    As sementes de amizade são sempre muito benvindas!

    Recebe o meu abraço agradecido e o meu carinho, amigo!

    beijinho,

    Neli

    ResponderExcluir
  14. Um abraço na maior parte das vezes tem mais força que outro tipo qualquer de carinho,
    è muito bom quando existe sincronia entre os professores para esta tarefa árdua que é hoje ensinar, educar as nossas crianças, que esse abraço seja forte, sereno e cheio de esperança
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Aluisio,

    estou passando para conhecer melhor teu trabalho.

    Este blog é surpreendente. E, a maior surpresa é você falar sobre o motivo do texto; da inspiração.

    Eu não conheço - ainda não conheci - nenhum outro blog que tenha essa postura tão sincera e generosa. Tomara que o "imitem" !!

    Penso que tudo deva-se ao genuíno do "mestre" que há em você: alegria em ensinar ainda que nem se dê conta de fazê-lo enquanto respira.

    Só posso dizer : bravo! Bravíssimo!

    Abraço,
    Taninha

    ResponderExcluir
  16. Meu querido Amigo,

    Fiquei emocionada pela dedicatória. Agradeço ao Pai pela alegria de sentir esse doce poema, de abraça-lo a cada linha.

    Obrigada pela seu carinho generoso, que nos inspirar a SER FELIZ e FAZER FELIZ, nosso lema de vida.

    beijo grande Karine Gadelha

    ResponderExcluir
  17. Fabuloso Amigo:
    Um poema delicioso e extraordinário do seu sentir admirável.
    Quem poderá recusar um abraço? Creio, que ninguém conseguiria ter essa atitude.
    O seu blogue fascina e delícia.
    É perfeito numa sensibilidade maravilhosa e perfeita.
    Abraço forte de uma amizade sincera.
    Com respeito, estima e imensa consideração.
    Adorei.
    Sempre a lê-lo atentamente pela beleza de sentimentos que possui.

    pena

    Excelente!
    Bem-Haja, perfeito amigo e colega.
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  18. Então, dê-me logo um abraço!
    Gostei muito de tua mensagem. Penso que deves envia-la aos nossos governantes. Quem sabe, após ler-te, eles passem a trabalhar em parceria e em favor do povo?

    Bela noite para ti!!!

    ResponderExcluir
  19. Um abraço, verdadeiro, é bem mais do que simples palavras **

    ResponderExcluir
  20. DEPOSITO AQUI O MEU DOCE ABRAÇO...

    CARINHOSAMENTE

    PEDRAS

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo Aluísio,

    Grato por suas gentis e simpáticas palavras, e por acmpanhar com interesse as postagens.

    Forte abraço e bom final de semana.

    Hod.

    ResponderExcluir
  22. Olá Aluísio

    Há abraços que nos tocam, outros que apenas sentimos e outros que calam bem fundo no nosso coração.
    Abraçamos uma causa, um sonho, um ideal...entrelaçamos abraços e juntos, transformamo-lo num abraço universal.

    De tão longe, mas que se faz perto, deixo um abraço, demonstrando o grande apreço com que li o seu abraço.

    Manu

    ResponderExcluir
  23. Querido amigo,
    sempre imparo da te delle cose che arricchiscono la mia anima. Grazie per il tuo abbraccio.
    Ti mando anch'io un grande abbraccio

    ResponderExcluir
  24. Passando para deixar um abraço e votos de uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  25. QUERIDO AMIGO... SEUS TEXTOS SÃO MARAVILHOSOS E VERDADEIROS. QUE LEGAL, VOCÊ TAMBEM É UM CONTADOR DE HISTÓRIAS... EU ADOOOOORO!!!

    ResponderExcluir
  26. Sinta-se abraçado, meu querido amigo!
    Passando para registrar minha visita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. meu querido Aluisio...obrigada pelo seu comentario.....seu texto (como sempre) é maravilhoso! Especialmente hj preciso ser abraçada!!!!Obrigada pelas palavras tão doces...bjs

    ResponderExcluir
  28. Belo texto, amigo! E bela dedicatória. :) Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  29. ALUISIO CAVALCANTE JR, venho abraçar você, e explicar-me da ausencia, foi o batizado da minha netinha, e a minha vinda para New York, agora poderia estar presente, com admiração,
    Efigênia

    ResponderExcluir
  30. Um abraço ,nada mais é do que uma troca de energia entre dois ou mais seres.
    As vezes estamos combalidos por motivos diversos e através de um abraço nos reforçamos e fortificamos para continuar a andar.
    Um abraço amigo e cheio de energia de amor.

    ResponderExcluir
  31. Senti-me abraçada com esse poema amigo.

    Amigo pegue uma flor
    a mais linda do seu jardim
    e com carinho dê a quem você ama.

    Pegue um sorriso,
    aquele sorriso franco e doe
    a um amigo que está triste.

    pegue um raio de luz e esperança,
    uma rosa branca, fale da paz...

    Fale da ternura, fale do amor,
    Fale da vida, da flor que desabrochou
    da criança que em você acabou de nascer...
    Amigo você pode mudar o mundo
    Só você.

    Mostre ao mundo que a felicidade
    existe em cada canto do universo.

    São pequenas gotas que fazem dos meus versos
    um poema chamando esperança... Vida...

    (Clicia Pavan).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  32. ABRAÇO!
    Quando sentimos a profundidade da alma de alguém, quando essa pessoa é para nós especial, um abraço dela é para nós TUDO!
    Meu amigo você é uma pessoas muito especial.
    Um abraço meu!

    ResponderExcluir
  33. Abraço rima com laço.
    Laço arrematado com o nó do Amor.

    ResponderExcluir
  34. Seus textos tocam na alma! É uma pena que tenhamos esquecido o quanto um abraço é importante e é através dele que reconhecemos a verdadeiro amor entre os seres humanos.
    Um grande abraço coração a coração pra você.

    ResponderExcluir
  35. Texto maravilhoso! Por isto estou aqui deixando o meu abraço nesta grande corrente virtual.Bjs Edna

    ResponderExcluir
  36. Passei por aqui pela primeira vez. Adorei o blog. Transmite sentimento... e este "abraço" é lindo...
    Parabens vou continuar a passar por aqui
    Antonieta

    ResponderExcluir